quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

Mandala Inspirada no Eneatipo 5

Mandala Inspirada no Eneatipo 5
Sandra Gobert. Título: Conexões Dimensões: 80 X 80 cm.
Técnica mista sobre painel redondo. Ano: 2019


Mandala Inspirada no Eneatipo 5


            A mandala 5 inicia-se por um ambiente com uma grande porta de vidro aberta que nos convida para se conectar com a mãe natureza sempre disponível e generosa. Esse ambiente também possui uma pequena luminária sobre a porta e um interruptor de luz, fazendo uma analogia, esse ambiente representa o ser humano que é convidado para sair de sua zona de conforto e entrar em conexão abundante, mas tem o livre arbítrio de aceitar ou não. A luminária e o interruptor representam a luz que cada um carrega tem dentro de si e que precisa estar disposto a acender, o que por muitas vezes, inconscientemente resolvemos deixar apagada para não chamar atenção dos outros, pois, a luz acesa chama a atenção e dá trabalho para manter ligada, quando a nossa luz se conecta com a do universo, não há escassez. Em seguida percebemos uma malha energética com fundo azul criando pontos de ligação com as pessoas, com saberes diversos e com a espiritualidade. Continuando na expansão da mandala, vemos corujas em forma de coração que representa mistério, inteligência, sabedoria, conhecimento que devem ser unificados ao amor para não existir julgamentos ou críticas depreciativas, além disso, a coruja possui a capacidade de enxergar através da escuridão, conseguindo ver o que os outros não vêem, temos também a sequência de ondas que representam expansão progressiva que podemos comparar a uma pequena pedra quando cai ou é lançada sobre um espelho d’água calmo e tranquilo, provocando pequenas ondulações em forma de aros que propagam em forma de círculos crescentes representando também a expansão da consciência interagindo com outros universos. Finalizando com o símbolo Angelical Lahika = Abundance = Abundância e que se encontra dentro uma espécie de pedra preciosa azul, que precisa ser colocado em prática por todos e principalmente pelo tipo 5. 

Sandra Gobert

quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

Mandala Inspirada no Eneatipo 4

Mandala Inspirada no Eneatipo 4
Sandra Gobert. Titulo: Emoções sem Distorções. Dimensões: 80 X 80 cm
Técnica Mista sobre painel redondo. Ano: 2019

Mandala Inspirada no Eneatipo 4



            Está mandala inicia-se com uma árvore em quatro estações que representa o ser humano em suas transformações, oscilações e emoções. As raízes representam a origem e os encentrais que apesar de não se fazerem visíveis fazem parte de nós. As formas estilizadas que circulam a árvore da vida representam pessoas de mãos dadas uma ajudando a outra em cooperação e em ação social ofertando e recebendo energias e auxílio, nessa ação é possível nos conectar com a força universal e com a própria natureza, dando sentido a vida e preenchendo os possíveis vazios. As letras angelicais NAKATA:HEART SONG = canção do coração e ASI: AUTHENTICITY = AUTENTICIDADE , mostra que somos iguais dentro de nossas diferenças (equanimidade), basta ouvir a canção que há dentro do coração, em cada coração há uma melodia que toca em diferentes frequências, intensidades e estilos nos tornando autênticos, mas todos humanos. O coração com uma fechadura no centro significa que o caminho mais assertivo para se conectar com a nossa essência evitando as oscilações emocionais é usar a chave do caminho da espiritualidade e meditação com compromisso e disciplina permitindo entrar em contato com a sua essência divina e amorosa. O cavalo representa força, espiritualidade, leveza, vigor, sensualidade, disciplina, determinação, coragem, arrojo, sensibilidade, liberdade, qualidades associadas a esse animal. 

Sandra Gobert


quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

Mandala Inspirada no Eneatipo 3

Mandala tipo 3
Sandra Gobert. Título: Ação em Contemplação. Dimensões: 80 X 80 cm.
Técnica: Tinta Acrílica painel redondo. Ano: 2018


Mandala Inspirada no Eneatipo 3


           Esta mandala inicia-se com uma engrenagem que nos remete a uma máquina, algo que funciona e dá movimento, cada peça depende do bom funcionamento da outra para que tudo esteja em harmonia. Cada peça é colorida para lembrar que somos únicos e uma peça importante dentro dessa grande máquina chamada universo, diferentemente das máquinas criadas pelo homem, nós possuímos sentimentos e emoções. As três pessoas em posição de corrida é para nos lembrar que tão importante quanto chegar em primeiro lugar e bater metas, é vital aproveitar a caminhada, senão será como correr em círculo(onde o vazio não será preenchido apenas com metas alcançadas), e que comandar pessoas e delegar funções deve-se levar em consideração o ritmo e as particularidades de cada um. O grande desafio da personalidade 3 é olhar a caminhada, aproveitar cada momento, compreender que tudo tem um tempo para acontecer, assim como quando plantamos uma semente e em baixo da terra não é possível vê-la crescer, algo oculto aos nossos olhos está se transformando, brotando e ocorrendo as transformações, seja na alternância do dia e da noite, do sol e da chuva as coisas estão tendo o seu tempo de acontecer e enquanto acontece no ritmo certo, por que não olhar as estrelas? O símbolo do amor universal = Ziva e do Rikumana = ouça dentro, olhe e ouça dentro do seu coração está para lembrar que somos humanos e também temos que eleger como prioridade as pessoas que estão ao nosso redor, nossa família e os verdadeiros amigos. A pena de pavão vem para simbolizar o eneatipo 3 e representa a beleza, a prosperidade, a realeza, o amor, a compaixão, a alma e a paz. E que o pavão não seja para representar algo fútil como beleza exterior, ostentação e a vaidade. A cor amarela significa luz, calor, descontração, otimismo, alegria, o sol, o verão, a prosperidade e a felicidade. É uma cor inspiradora e que desperta a criatividade. Estimula as atividades mentais e o raciocínio. Uma das características é ver oportunidade diante das crises. 

Sandra Gobert


quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

Mandala Inspirada no Eneatipo 2

Mandala Inspirada no Eneatipo 2
Sandra Gobert. Título: O Bem mais Precioso. Dimensões: 80 X 80 cm.
Técnica mista sobra painel redondo. Ano 2018


Mandala Inspirada no Eneatipo 2


                  A mandala inicia-se com duas mãos unidas em posição de doação, mas que também pode ser recebimento daquilo que é de mais precioso: a ajuda, a colaboração, o conhecimento, o reconhecimento, o apoio, a dedicação com amor simbolizado no coração em forma de pedra preciosa vermelha (cor principal do eneatipo 2) e sem pedir nada em troca, ou seja, a verdadeira doação. As pessoas com as mãos erguidas para o alto representam o pedido de ajuda, deixando o orgulho de lado e aceitando com humildade que existem momentos que necessitamos de ajuda também. Aprender a dizer não quando for necessário é um grande passo para o desenvolvimento pessoal e quando tiver dúvidas em saber qual é o momento certo de dizer não, basta fazer uma simples pergunta para si mesmo ( Isso é Doação ou sofrimento?). Além disso, dizer não, muitas vezes é educativo para o outro, e um exercício constante para a personalidade 2. Quando o eneatipo 2 percebe que tem o livre arbítrio, a liberdade para escolher o que e quem amamos ou ajudamos e que não é obrigado a ser agradável e cordial o tempo todo; o peso que carrega nas costas desaparece e surgem as asas para voar e alçar grandes vôos e para a sensação de libertação. A impressão de uma pata de um cão novinho dentro do círculo representa a fidelidade, a necessidade dar e receber carinho e ajudando sempre que possível. Os símbolos angelicais Huka: Awakening – significa despertar e o Ziwa: Universal Love (amor universal) firmando o compromisso com a evolução. Os pêndulos em forma de gotas (lágrimas) voltados para o centro da mandala simbolizam a busca do equilíbrio, onde se aprimora não pender para nenhum dos extremos. 

Sandra Gobert


quarta-feira, 1 de janeiro de 2020

Mandala Inspirada no Eneatipo 1

Mandala tipo 1
Sandra Gobert. Título: A Divina Perfeição. Dimensões: 80 X 80 cm .
 Técnica: Tinta Acrílica s/ painel redondo. Ano: 2018


Mandala Inspirada no Eneatipo 1


               Está mandala iniciada por uma pirâmide central vista de cima, simboliza a ordem e a hierarquia, mas não algo ditador e autoritário e sim uma ordem que vem de cima, na realidade acima de nós, porque é comandado pelo divino onipotente, onipresente e onisciente, que se distribui em harmonia para toda pirâmide (natureza e sociedade) até chegar à base tão importante para a sustentação do todo (universo) . Os 12 círculos (pessoas) em tamanhos diferentes, mostra que cada ser representa um mundo em perspectivas diferentes, pois cada um tem o seu próprio ritmo, sua própria realidade, seus defeitos e virtudes que devem ser respeitados e não julgados pelo ponto de vista de uma personalidade, no final todos tem algo de positivo a nos ensinar e que a sua visão de harmonia, equilíbrio, ordem do eneatipo 1, ainda é restrita por ser uma visão terrena e falha. A busca pelo equilíbrio e a capacidade de lidar com a vida mais suavemente, sem esse comum estado de tensão e rigidez ocasionado pelo senso crítico elevado de somente enxergar falha nos outros ou nas situações, será desenvolvida através do contato com a natureza e os momentos de meditação e contemplação são representadas na flor com cores quentes e aconchegantes e em pessoas sentadas meditando em seu próprio mundo interior buscando perceber que apesar da natureza ter uma diversidade infinita com suas diferenças e particularidades, vivem juntas em perfeita e harmonia um respeitando o espaço do outro, isso chama-se de sabedoria divina ou harmonia divina. Esse momento de solitude será importante para se conectar ao coração e assim conseguir expressar suas emoções positivas principalmente para as pessoas mais próximas, a consciência desse despertar é representado pelo OVO ( nascimento e criação, o qual se manifesta por meio da transformação sendo, portanto, um repositório "de uma nova vida) de casca rígida por fora, mas que tem uma alma e uma essência luminosa que precisa ser libertada, é preciso PERDOAR a si mesmo e aos outros que fizeram ou fazem parte se sua vida. Um dos animais símbolos do Eneatipo 1 é a abelha que simboliza a imortalidade, a ordem, o zelo, a lealdade, a cooperação, a nobreza, a alma, o amor e a dor. Algumas características marcantes desses insetos os quais buscam o pólen das flores para produzir seu alimento, são: a organização, o labor e a disciplina. E os círculos externos simbolizam a expansão progressiva para o autoconhecimento e o aprimoramento interior as etapas. O fundo Azul com pequenas estrelas, representam a galáxia onde se encontra flutuando no espaço todo o sistema galáctico. E onde cores quentes e frias se equilibram em um só conjunto. 

Sandra Gobert